Pular para o conteúdo principal

Comissão produz impresso com a radiografia da educação pública do RS

Comissão produz impresso com a radiografia da educação pública do RS
Vicente Romano - MTE 4932 | Agência de Notícias - 09:45 - 29/07/2019 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Celso Bender
Em seis meses de atividade, a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Sofia Cavedon (PT), reuniu-se ordinariamente em 20 oportunidades e realizou 18 audiências públicas com temáticas da área. Além disso, o colegiado produziu o Observatório da Educação Pública, que faz uma radiografia da educação gaúcha nos últimos dez anos, apresentando indicadores e cruzando os dados da educação pública do Estado na relação com os parâmetros nacionais, visando construir um diagnóstico da educação gaúcha.
RadiografiaObservatório – um impresso em formato caderno com 90 páginas – apresenta, em números e gráficos, os resultados educacionais aferidos pelos diversos sistemas de avaliação, como SAERS, IDEB, Censo Escolar, e identifica o quantitativo educacional em número de estudantes, dentro e fora da escola; os profissionais da educação e seus vínculos, analisando-os na perspectiva da previsão de direitos e responsabilidades, bem como dos espaços institucionais e sua evolução no tempo. "Nossa meta é, a partir deste diagnóstico, proporcionar reflexões, críticas e proposições que venham acumular, no sentido da qualificação da educação pública e do acesso a ela, e que daqui um ano possamos comemorar indicadores melhores e que possamos dizer que fizemos o melhor pela educação gaúcha", destacou a presidente da Comissão, deputada Sofia Cavedon.
Entre os dados, tabelas e gráficos que constam no Observatório destacam-se aqueles que apontam os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino e a sua relação com a receita líquida de impostos; os reajustes salariais do magistério gaúcho; e a diferença entre o piso nacional e o estadual, chegando a cerca de 50%, em 2019. O caderno também evidencia a queda do número de professores e servidores em educação, e de matrículas nas séries iniciais da rede de ensino público estadual nos últimos anos. Fechando a publicação há dados informativos a respeito da infraestrutura e serviços existentes nas escolas estaduais, como laboratórios de informática, acessibilidade e bibliotecas.
Audiências PúblicasA Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia realizou, no período, 18 audiências públicas. Abaixo a lista com os temas tratados nestes encontros:
  1. A situação do Centro Universitário Metodista – IPA; 
  2. Universalização das bibliotecas em escolas públicas e privadas;
  3. Falta de professores na Rede Pública Estadual;
  4. A segurança nos espaços de educação e a construção da cultura da paz;
  5. Escolas Estaduais com obras pendentes;
  6. Educação em escolas indígenas;
  7. Escolas de Campo;
  8. Formas de financiamento para a Cultura;
  9. Corte orçamentário nas instituições federais de ensino, universidades e institutos de educação tecnológica;
  10. Escolas de tempo integral;
  11. Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  12. Ensino Médio nas escolas municipais de Porto Alegre;
  13. Consumo de álcool nos estádios de futebol;
  14. Transporte Escolar no RS;
  15. Educação Domiciliar;
  16. Sede do Campus Central da UERGS em Porto Alegre;
  17. Financiamento da Educação;
  18. Demissão de professores e servidores contratados emergencialmente.
Outros temasAlém das audiências, a Comissão tratou de outros assuntos, como a defesa do Fundeb; o pedido de urgência para realização de obras na escola de Ensino Médio Tuiuti, de Gravataí; a situação das Escolas Abertas; a municipalização das escolas estaduais do Campo, na cidade de Hulha Negra; a Interdição da Casa de Estudante Aparício Cora de Almeida (CEUACA); o corredor Cultural de Novo Hamburgo; a utilização pública do Parque do Palácio, de Canela; as péssimas condições de infraestrutura da Escola Estadual Roseli Correia, de Eldorado do Sul; a aprendizagem profissional; a anulação do edital do concurso para professores da educação infantil em Novo Hamburgo; o Projeto Saúde Mental nas Escolas; os problemas de segurança da EMEI Vila Tronco; a 65ª Feira do Livro de Porto Alegre e o Projeto Geladeiras Culturais de Campo Bom.
SecretáriosA Comissão recebeu, neste semestre, os secretários da Educação, Faisal Karam; da Cultura; Beatriz Araújo e da Inovação, ciência e Tecnologia, Luis da Cunha Lamb. Eles apresentaram os planos e metas de suas pastas.
Próximo semestreA Comissão de Educação vai realizar, no próximo semestre, um seminário nacional de educação e colóquios culturais.
Composição:Compõem o colegiado os deputados titulares Sofia Cavedon (PT), presidente, Issur Koch (PP), vice-presidente, Fernando Marroni (PT), Sebastião Melo (MDB), Tiago Simon (MDB), Luiz Marenco (PDT), Vilmar Lourenço (PSL), Sergio Peres (PRB), Gaúcho da Geral (PSD), Rodrigo Maroni (Podemos), Any Ortiz (PPS) e Luciana Genro (PSOL).
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia reúne-se, ordinariamente, às terças-feiras, a partir das 9 horas, na sala Salzano Vieira da Cunha, no 3º andar do Palácio Farroupilha.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EDUCAÇÃO - ‘As universidades públicas são o exemplo de instituição que dá certo no Brasil’, diz reitora da UFCSPA

‘As universidades públicas são o exemplo de instituição que dá certo no Brasil’, diz reitora da UFCSPA Com orçamento reduzido e em plena pandemia, Lucia Pellanda terá quatro anos desafiadores à frente da reitoria da UFCSPA. Foto: Luiza Castro/Sul21 Luciano Velleda A professora de epidemiologia Lucia Pellanda foi reconduzida ao cargo de reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) no último dia 30 de março. Foi uma longa e incerta espera até ter o nome confirmado pelo Ministério da Educação (MEC), depois de ter vencido a consulta interna à comunidade no final de novembro de 2020. A incerteza decorreu do fato de o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) não estar mantendo a tradição de empossar no cargo o reitor que efetivamente vence a disputa na universidade. Mas Lucia tomou posse e terá pela frente mais quatro anos como reitora da UFCSPA. Um período de muitos desafios, a começar pelo corte de 18% no orçamento da universidade. Visto em perspectiva é mai

Ministro da Educação firma cooperação com universidade do Reino Unido

  Ministro da Educação firma cooperação com universidade do Reino Unido. Ministro Camilo Santana participa da edição deste ano do Fórum Mundial da Educação e ressalta que o Brasil quer compartilhar e aprender com outras nações. O objetivo do MEC é criar um instituto brasileiro dentro da Universidade de Birmingham. Créditos Correio Braziliense, leia matéria: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2023/05/5093252-ministro-da-educacao-firma-cooperacao-com-universidade-do-reino-unido.html

LFS Educação - Min Educação, Camilo Santana detalha plano para combater a evasão no Ensino Médio e melhorar a qualidade da educação - créditos Carta Capital

LFS Educação -  Min Educação, Camilo Santana detalha plano para combater a evasão no Ensino Médio e melhorar a qualidade da educação. Créditos Carta Capital Ninguém para trás Camilo Santana detalha plano para combater a evasão no Ensino Médio e melhorar a qualidade da educação